" />

março 09, 2007

Voltando à técnica

A minha entrada sobre a técnica do guisado mereceu um comentário de luiz vaz, "precioso detalhe o do alho antes da cebola. Vou assumir como absolutamente mandatório nos futuros esturgidos." (esturgidos, estou a ver que tenho leitores do Norte). Mas, com isto, uma resposta minha que fiquei a pensar que merecia destaque, como entrada individualizada.

luiz vaz (de camões...), a cozinha é como uma arte ou uma ciência: 5% de génio, 15% de imaginação, 80% de suor. Suor quer dizer treino, treino, treino, fazer e desfazer, sentido crítico sobre o que vamos inventando, aprendizagem da boa técnica, descoberta de pequenos truques essenciais. Sei do que falo, nada disto é muito diferente da criação científica, minha vida de trinta anos. E também não muito diferente dos infindos desenhos de Picasso antes de pintar a Guernica.

Quando leio alguma coisa a dizer que alguém imaginou coisa magnífica, muito criativa, de cozinha de autor, que lhe saíu logo perfeita, diz-me a minha experiência que é de desconfiar. A mim, só depois de alguns ensaios falhados, jantares dia após dia com o meu irmão grilo falante gastronómico, com correcções sucessivas, passo a passo, temperatura a temperatura, tempero a tempero, é que me sai bem. E já li muitas confissões de grandes autores a dizerem que trabalharam longamente uma ideia antes de a porem na ementa do seu restaurante. Entre nós, há inspirados que inventam logo à primeira coisa perfeita.

E já repararam que as receitas que os autores publicam nas revistas não são as que aparecem nas ementas dos seus restaurantes de luxo? Muitas vezes, são produtos de segunda, embora suficientemente imaginados para dar ideia das qualidades do autor.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo escreveu...

Caro João,

Só agora vi esta sua lição e por isso só agora lhe posso agradecer. Quanto ao mais, não sou mesmo do norte, sou seu "vizinho" de Paço de Arcos.
O problema do treino prende-se com a capacidade de resistência dos meus provadores: a saber a minha mulher e os meus exigentes 4 filhos.
Se à 1ª, "aquilo" não sai em condições, pende sobre mim a ameaça e a mais profunda intolerância. Desta forma, vou sacando o que posso para as minhas aventuras culinárias do dia-a-dia e incorporando nos pratinhos main stream lá de casa.
Mais uma vez obrigado e um abraço

Luís Vaz

18/4/07 18:35  

Enviar um comentário

<< Home