" />

fevereiro 09, 2007

Biblioteca mínima (II)


Aqui vai outro. A minha relação com Mª Lourdes Modesto é complicada. Comecei a lê-la, creio que numa revista do gás Cidla, quando eu era principiante nestas artes e gostei. Depois, fui-me refinando e achando que ela não correspondia bem ao que eu desejava. Muito mais tarde, publicou este livro no Círculo de Leitores. Creio que hoje já é vendido pela Verbo, à margem do clube restrito.

Só o posso avaliar examinando o que conheço muito bem, o capítulo da cozinha açoriana. Muito bom, genuíno, vão por ela. Com isto, deduzo que o resto corresponde. Tudo me indica que é a bíblia da cozinha tradicional portuguesa, sem desprimor para o livro que indicarei na próxima vez. Adivinham qual?

Outro livro de Mª Lourdes Modesto a não perder é "Receitas escolhidas". Com uma base essencialmente clássica, sem concessões a modas, são receitas de grande qualidade, embora, por vezes, só bem sucedidas se cumpridas regras técnicas que MLM nem sempre indica. Também critico a sua não muito perceptível preocupação de afirmação de um estilo de alta cozinha com perceptível influência das cozinhas tradicionais portuguesas.

Para isto, a minha expectativa de vida não perdoa, já não vou ver Vítor Sobral reformado, livre das peias dos segredos de negócio, a escrever as lições da sua sabedoria culinária.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home