" />

agosto 22, 2006

Férias em S. Miguel (II)

O bife de S. Miguel

Era emblemático, com exemplo máximo no Alcides, de Ponta Delgada, hoje pálida amostra que não recomendo. Na cidade, ainda se vai comendo bem no Aliança, segundo me disseram. O segredo está na carne, lombo e lagarto, e na confecção. Bife de S. Miguel, diz-me muito, era o único esmero culinário do meu pai. Assim, começo com este tema esta série de notas sobre as minhas férias gastronómicas.

Comecemos pela carne. Toda a vaca micaelense é frísia, para leite. É abatida tardiamente, findo o ciclo do aleitamento. O que vale é o magnífico sabor do pasto natural. Mas é urgente juntar a isto a introdução de raças de carne. Vacas de leite já há a mais, ultrapassando a quota leiteira comunitária.

O tradicional bife micaelense é como se segue, e pode fazer-se cá (como fiz hoje ao almoço foi preciso regressar a casa para o comer no ponto):

Cortar um bom bife de lombo e batê-lo ligeiramente, com o lado rombo de uma faca. Pisar uma pasta de malagueta (se não conseguirem, vejam as alternativas que já propus, em nota anterior), muito alho e um pouco de sal grosso (habitualmente, a malagueta já tem sal suficiente; como toque pessoal, acrescento um cravinho ou um grão de pimenta da Jamaica, bem esmagados) e barrar bem o bife. Fritar numa frigideira de barro (essencial!), a meio ponto, com uma folha de louro. Genuinamente, é frito em manteiga. Eu uso margarina dietética, mas, por respeito com a tradição, acrescento uma colher de sopa de manteiga. Retirar o bife e apurar o molho com um pouco de vinho branco. Voltar a aquecer o bife e servir com batatas fritas e um ovo estrelado (clara bem frita, gema líquida). Nada mais do que isto!

Muito próximo disto, comi no Mandarina, no Pico da Pedra, ainda por cima de excelente carne. Único senão, a malagueta e o alho foram fritos com o bife, sem o temperarem previamente. Em todo o caso, vale bem a pena ir lá. Outras sugestões foram indescritíveis, como um bife à regional com ananás, arroz de cenoura e salada, um resto de óleo de fritura como molho. Era o bife regional, especial à moda da casa!

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home