" />

julho 09, 2006

Empadão de pato?

O meu alter ego gastronómico duvida da minha receita de empadão de pato. Acha que a suavidade de ambas as coisas, pato e puré de batata, não dão bom contraste. Como ainda não experimentei a receita, fico na dúvida, até porque tive isto em conta e dei "força" ao pato. Fez-me uma boa sugestão: um cuscus de pato. Só tem um grande dificuldade, é necessitar de uma panela especial, que eu próprio não tenho.

Como devem saber, o cuscus é um prato típico da África mediterrânica, também muito usado na Sicília e em Israel. A base é uma pasta de sêmola moldada em grãos muito pequenos. É cozida ao vapor, numa panela dupla, sobreposta. No recipiente inferior ferve um caldo de legumes e, no superior, finamente perfurado, coze o cuscus ao vapor. Normalmente, com legumes, serve de acompanhamento a carnes, especialmente o carneiro.

No entanto, há uma versão vulgar que se faz na Madeira e também em S. Maria, nos Açores. Diz a tradição da minha terra que é resultado das frequentes incursões de piratas marroquinos. É com base nesta versão, não genuína, mas mais acessível, que vou propor-vos uma nova receita, de pato empadado em cuscus ilhéu. Já agora, também um empadão de pato com puré de feijão branco e batata doce .

Previno honestamente que a minha nova página de receitas é uma provocação. Escrevo-as sem as testar, o que pode ser muito perigoso mas é um desafio ao sentido critico dos leitores. Se não me engano, foi o grande Escoffier que escreveu que entre cada dez receitas que inventava só uma se aproveitava. No meu caso, ao longo da vida, talvez seja uma em trinta.

À margem - quem sai aos seus não degenera. O júnior acabou de me trazer um simples sumo de melancia batido com muito gelo e vodka. Fico cliente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home