" />

junho 04, 2006

Peixe fumado

É coisa de que gosto muito, peixe fumado, fatiado em sandes ou inteiro, como refeição, com uma salada de batata com o meu molho de mostarda. Salmão, arenque, espadarte, truta. Mas as saudades de que tenho é do velho arenque fumado e quase seco, de carne castanha, e que na minha casa de criança se comia assado em álcool, como o chouriço, acompanhado por ovo estrelado. Admito que seja dieteticamente horroroso, mas que bom que era!

Ao lado dos fumados, também gosto muito dos peixes em "maatjes". São marinados crus, em vinagre e condimentos. Faço-os muito eu próprio, principalmente sardinhas abertas ao meio, ao longo do comprimento, e sem espinha. A receita vem no meu livro. Faz sempre grande sucesso nos meus almoços de buffet frio, no verão, no jardim. Um dia desses, faço sugestão de uma ementa destas.

Tenho uma enteada/filha na Suécia que já sabe o que é a prenda que me deve trazer sempre, um salmão fumado, em peça. Desta vez ofereceu-me uma novidade para mim, o "sik" (em sueco) fumado. Deu-me algum trabalho elucidar-me mas o Google, bem usado, é uma maravilha. O peixe, com cerca de 30 cm, é o Coregonus levaratus. Daí passei ao termo inglês, "loquat", que não conhecia, e depois ao português: arenque de água doce. Não creio que exista em Portugal, mas é muito vulgar nos rios e lagos suecos. Não desmerece em nada do arenque marinho, até é um pouco menos áspero e mais delicado de sabor.

Nota 1 – Ainda sobre fumados, mas deixando os peixes. Há bastantes anos, comprava muito costeletas de porco fumadas. Nunca mais encontrei. Deixaram de se fazer ou é minha falha na procura?

Nota 2 - Hoje deveria ter escrito sobre outro tema. É dia grande para os açorianos, o do Divino Senhor Espírito Santo, na linguagem respeitosa dos ilhéus. "Religiosamente", vou ter almoço de "função", à terceirense (sou açoriano híbrido) , agora responsabilidade familiar do meu irmão mais novo. Sopa de Espírito Santo, cozido (muito invulgar), alcatra, massa sovada, alfenim. Não escrevi sobre isto porque vem extensamente descrito no meu livro e a editora também tem direitos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home